Coloração Merle por Gabriela Almeida

O gene merle é dominante, o que significa que um dos pais DEVE ser um merle para que o gene apareça em um filhote. Este não é o tipo de gene que fica escondido por muitas gerações como um gene recessivo. 

Merle Heterozigoto - um dos pais é um merle, e o outro, não. Que também são chamados merles singulares, ou Mm.
Merle homozigoto -  ambos pais são merle. Que também são chamados de merler duplos, ou MM.

Cores dos BC´s parte III - por Gabriela Almeida
Publicado:
22/01/2009

MERLE – “M”

Merle é um gen dominante, então chamamos de M – merle; m – não merle. Assim s,endo, é necessária apenas uma cópia deste gen para que um cão seja merle, ou seja, apenas um dos pais precisa apresentar a cor para que ela apareça na ninhada. Merle NÃO PODE ser “carregado”, ou seja, um cão só é portador de merle se ele próprio apresentar esta cor! (é um conceito errado, mas muita gente acha que um cão cujo apenas um dos pais é merle é portador. Isto não existe.).

O gen merle atua na pigmentação da eumelanina, levando a uma grande variação nos tons de diluição, deixando assim, uma aparência marmorizada. Este gen atua tanto no preto como no marrom.

A grande maioria dos cães meles é heterozigoto(Mm); isto é, só apresentam uma cópia do gen. Quando se faz um cruzamento merle x merle, terá uma ninhada onde uma parte (aprox.25%) dos filhotes serão homozigoto (MM). Existe uma grande quantidade de problemas de saúde causados por essa combinação genética, como surdez, cegueira, má formação dos olhos, infertilidade, etc. Normalmente estes cães são fáceis de identificar; devido à influencia do gen duplo merle, eles normalmente são excessivamente brancos com pouca coloração e têm olhos pequenos. Devido a estes problemas, dois cães merle não devem NUNCA acasalar e nenhum criador responsável chegaria a cogitar tal hipótese. Não existe nenhum problema de saúde conhecido associado a merles normais heterozigotos.

Então : merle normal e saudável – Mm (merle heterozigoto)
Não merle – mm ( não merle homozigoto)
Merle duplo – MM (homozigoto merle)

Blue Merle

Merle, por ser um gen modificador, pode, além de atuar na pelagem, também se estender ao nariz e olhos, levando a narizes rosas e olhos azuis ou outras cores “estranhas”. Merle é dominante, então um cão blue merle só terá uma cópia do gen. Quando um cão merle cruza com um de outra cor, sempre podem nascer merles. Blue merle ocorre quando o gen atua sobre a cor preto e branco.


Blue Merle Tricolor

Igual ao preto e branco tricolor, mas desta vez com o gen merle também presente. Um cão blue merle tricolor tem duas cópias do gen tricolor e uma do gen merle .


fonte da imagem: http://www.frankenstein-bulldogs.de/mediapool/49/492823/resources/big_22248969_0_400-248.jpg


Red merle

O mesmo caso dos blue merle, mas desta vez o gen merle age sobre cães marrom e branco. Duas cópias do gen marrom e uma do gen merle estão presentes nestes cães.

fonte da imagem:
http://dgicdplf3pvka.cloudfront.net/51116/thinking-of-a-champion-chocolate-merle-maledog-alapaha-blue-blood-bulldog-puppy-3f808e4d-6f65-4a9d-b171-f69e1474ae26.jpg



Red Merle Tricolor

Basicamente igual ao marrom e branco tricolor, mas conta também com a presença do gen merle. Um cão desta cor possui duas cópias do gen marrom, duas do gen tricolor (ambas características recessivas) e uma do gen merle (dominante).



Slate merle

Mesmo caso do blue merle, mas o gen merle age sobre uma base de preto/branco diluído. Estão presentes duas cópias do gen de diluição e uma do gen merle.



Slate merle tricolor

Assim como o azul tricolor, mas desta vez com o gen merle presente. Um cão desta cor, possui duas cópias de ambos os genes ( tricolor e diluição) e uma do gen merle.


Lilás merle

Assim como os red merles, mas o gen merle está atuando sobre uma cor base diluída. Estão presentes duas cópias do gen marrom, do gen de diluição e uma cópia do merle.

fonte da imagem:
http://kwk9bulldogs.weebly.com/uploads/5/2/7/5/5275851/9599110.jpg?380


Lilás tricolor merle

Igual ao lilás tricolor, mas com a presença do gen merle. Um cão lilás tricolor merle tem duas cópias dos genes: tricolor, diluição e marrom, além de uma cópia do gen merle. É uma combinação de genes tão rara,que não encontramos fotos para ilustrar.

Gabriela Almeida
fonte: 
http://www.bordercollie.com.br/detalnot_agt.asp?prod_id=372

Um comentário: